domingo, 30 de novembro de 2008

Grafitti

Conceitos Graffiti
Até o mês passado estava acontecendo em Porto Alegre no Santander Cultural a mostra Transfer - cultura urbana - arte contemporânea - transferências - transformações, onde podemos apreciar produções instigantes como intervenção urbana- pintura - desenho- fotografia -skate - arquitetura - vídeo - fanzine - música - palestras e oficinas. E o melhor de tudo isto, com acesso gratuíto a todos e com transporte garantido para as escolas públicas de toda região metropolitana. Como material de apoio foi oferecido aos professores e alunos um catálogo com alguns conceitos, glossário específico, sites e bibliografias para pesquisa o que tornou nossa visita e a volta para a escola ainda mais enriquecedora. Então vou transcrever aqui alguns conceitos pertinentes ao nosso debate:
Hip- hop: Movimento cultural de reinvidicação de espaço e voz das periferias, iniciado nos anos 60 nos Estados Unidos e 80 no Brasil. É composto por quatro manifestações artísticas: o canto do rap, a instrumentação dos Djs, a dança do break e a pintura do Graffiti.
Graffiti: do italiano, plural graffito, é uma marca ou inscrição feita em um muro. Nome dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. Considera-se graffiti uma inscrição caligrafada,ou desenho pintada ou gravada sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público. Termo que virou sinônimo da arte integrada ao hip-hop.
Freestyle: Graffiti feito de improviso, sem auxilio de um projeto anterior.
Cross: Fazer um graffiti por cima de outro já existente. Quando um graffiti existente é danificado com riscos ou tags, pode-se dizer que foi " crossado" ou " levou cross".
Tag: Assinatura do pseudônimo do writer. Pode conter várias informações , como o nome das suas crews ou data.
Writer: Praticante do graffiti em qualquer uma de suas vertentes.
Bombing: Pode ser considerado qualquer tipo de graffiti ilegal feito na rua que não se encaixe nas definições de tag ou thow -up
Throw-up: Graffiti inspirado no estilo bubble, feito apenas com contorno ou preenchido, utilizando no máximo três cores.
Street Arte: " Arte de Rua" em português, termo comumente utilizado para formas livres de intervenção urbana que passam a acontecer principalmente a partir do início dos anos 1990. Essas expressões não são necessariamente ligadas a um movimento, como graffiti do Hip- Hop e utilizam suportes como cartazes e adesivos, mas também pinturas nas ruas, com as mais variadas técnicas.
Intervenção Urbana: Manifestação artística que ocorre à céu aberto no espaço das grandes metrópoles. Caracteriza-se, muitas vezes, por apresentar um formato inusitado e conter um caráter ideológico,,político ou social. O graffiti e o skate são exemplos de intervenções urbanas.
Alguns dos artistas participantes:
Alex Hornest ( São Paulo - www.alexhornest.com)
Carla Barth ( Porto Alegre www.flickr.com/preza)
Cimples ( Curitiba www.lixocontinuo.com )
Jana Joana ( São Paulo www.janajoana.com.br)
Quer saber mais?
www.acaoeducativa.org.br/diadografite
www.choquecultural.com.br
www.stencilbrasil.com.br
www.speto.com.br
www.vitche.com.br
Segundo Celso Gitahy, autor do livro O Que é o Graffiti, " Faz muitos anos que o graffiti está em museus e galerias e acho isso bem saudável, pois se trata de reconhecimento."

Nenhum comentário: