domingo, 30 de novembro de 2008

VideoArte

A videoarte éuma forma de expressão artística, na qual o vídeo éo elemento principal. Supõe uma nova linguagem, uma nova inter-relação entreimagem e espectador, em que a primeira sai da tela para interagir com o restodo meio, integrando as imagens junto aos demais elementos que a formam. Ajudado pelas novas tecnologias, esta arte consegue projetar as imagens alémdo monitor e para diferentes direções, obrigando ao públicoa iniciar um percorrido sobre um espaço, de um todo, do qual as projeçõesfazem parte. Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contextono qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial.Entre seus princípios está a crítica à televisão,a qual representa, em certo modo, a cultura atual. Durante os anos oitenta,as imagens utilizadas por esta arte procuram provocar na audiência estadosanímicos e evocar sensações. Na atualidade, os avanços da tecnologia, permitem ampliar o leque desuas possibilidades criativas. Surgiu na década de 60 através dos trabalhos de integrantes dogrupo Fluxus, e os pioneiros foram o coreano Naum June Paik e o alemãoWolf Vostell. Antes disso, o vídeo era usado apenas para fins comerciais,como para a televisão e treinamento em empresas. Além disso, seuinício foi marcado pelo alto preço dos equipamentos o que limitouessa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde o acesso àtecnologia era menos custoso. Os artistas do Fluxus procuravam, atravésdos novos suportes audiovisuais, criar uma espécie de “contra-televisão”e justamente fazer uma crítica aos ideais desse meio e dos modelos comerciaisda época, subvertendo seu uso mais freqüente.
http://www.ciberamerica.org/Ciberamerica/Portugues/Areas/cultura/artes/nuevosSoportes/videoarte.htmSite que dá o conceito de vídeo arte.
http://www.cronopios.com.br/site/colunistas.asp?id=1064Artigo descreve a vida do coreano Nam June Paik e fala sobre seus trabalhos.
http://www.contracampo.com.br/82/artexpondopaik.htm
EXPONDO/VENDO/PENSANDONAM JUNE PAIK
http://www.contracampo.com.br/82/artpaiksoboceu.htmSOB O CÉU DE NAM JUNE PAIK Global Groove e a “televisãoexperimental”
http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/arte.htmlARTE ELETRÔNICA E CIBERCULTURA. Fala sobre a arte contemporâneae o surgimentos de novas formas de expressão artísticas e a “ciber-arte”e arte eletrônica. Autor: André L.M. Lemos é doutor em sociologia pela Sorbonne,professor e pesquisador do Programa de Pòs-Graduação emComunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação(FACOM), UFBA/CNPq
http://www.fasm.edu.br/revista/page19/page15/page15.htmlSite que fala sobre o surgimento da video arte no brasil.
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/arttec/index.cfm?fuseaction=detalhe&cd_verbete=5953Arte e Tecnologia no Brasil: Uma Introdução ( 1950-2000), ArlindoMachado. Panorama geral sobre a arte contemporânea e as novas formas artísticasque utilizam as novas tecnologias. (fala também sobre Paik e Vostelle o surgimento da vídeo arte)
http://www.bergpublishers.com/uk/book_page.asp?BKTitle=A%20History%20of%20Video%20ArtSite que mostra o livro de Chris Meigh-Andrews sobre a história da vídeoarte (surgimento) .

2 comentários:

Thiago disse...

"Olá colegas,
Deixo aqui a divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitado e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!
www.mc.unicamp.br
Obrigado"

Silvana Nunes .'. disse...

Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes.
No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida.
Se gostar da minha proposta, siga-me.
Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois às vezes a mensagem entram com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero que entenda quando não puder responder.
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !